Voltar

Instituto Médico Legal (IML/DPTC/AM) finaliza curso sobre Técnicas de Necropsia

O IML/DPTC/AM promoveu em Manaus, entre os dias 26 de junho e 07 de julho, a Atualização em Técnicas de Necropsia e Conservação de Tecido Humano. Voltado para auxiliares de peritos legistas e técnicos em tanatopraxia, o mesmo contou com a presença de 52 pessoas, sendo 04 convidados dos municípios de Itacoatiara e Manacapuru, contando com o apoio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP).

A função da necropsia não se restringe ao diagnóstico da morte ou padrões de doenças, mas engloba perspectivas futuras para o avanço da medicina, influenciando programas de saúde e de investigação epidemiológica, bem como apoio à “Justiça Legal”.

De acordo com a Diretora do IML/DPTC/AM, Dra. Maria Margareth Vidal, “a ideia de promover este curso vem se estendendo há 01 (um) ano, mas havia dificuldades para efetivá-lo”, ela ressaltou ainda que “os auxiliares de necropsia possuem total conhecimento da área de forma pratica, porém foi notada a carência dos mesmos, em conteúdo teórico. Com o curso houve a possibilidade de os alunos se aprofundarem nas temáticas éticas, normativas e técnicas que o profissional deve possuir”. 

A turma, percebendo a necessidade de um costótomo no IML/DPTC/AM, ferramenta que é utilizada para dividir cartilagens costais e abrir a caixa torácica, fez a aquisição, por meio de cotização, e posteriormente fez a doação do referido equipamento para o Instituto.

Para a entrega dos certificados, foi convidado o Diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Perito Criminal Jefferson Mendes de Holanda, que ressaltou “Investir na capacitação do homem é a melhor maneira de superar desafios. Agradeço a todos os organizadores e instrutores do curso e parabenizo os participantes que se dedicaram e diariamente superam diversas dificuldades, inclusive de ordem financeira, mas que, com louvor, o concluíram. Isso demonstra a vontade dos nossos servidores em poder prestar um serviço de excelência para a população amazonense”.

Esta foi a 1º edição do curso e a diretoria está organizando uma nova capacitação para o mês de outubro para abordar outras temáticas.


Por: Itis Venegas

Comentários