Voltar

Perito Criminal do DPTC ministra palestra sobre criminalística em universidade.


No dia 25 de novembro, o Perito Criminal Ricardo Grana, lotado no Instituto de Identificação do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas – DPTC/AM, participou da IV Semana de Informática do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, ministrando a palestra intitulada “AFIS: Resolvendo crimes através da biometria”. 

O perito mostrou como é a atuação da Polícia Científica em um local de crime e como são coletadas as impressões digitais deixadas pelos infratores. Esclareceu, também, que as digitais coletadas são encaminhadas para o Instituto de identificação, onde são processadas e analisadas com o objetivo de identificar o individuo que as produziu. 

De acordo com o Dr. Ricardo Grana a ciência papiloscópica é uma das ferramentas mais eficazes na investigação criminal, uma vez que ela identifica, por meio das impressões digitais, de maneira precisa o indivíduo, sendo uma prova irrefutável que a pessoa participou do crime investigado. 

Outra ferramenta apresentada na palestra foi a utilização do Sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System) que faz a busca automatizada de suspeitos cadastrados em um banco de dados internacional de impressões digitais. 

No final, o Dr. Ricardo Grana apresentou os casos de sucesso onde diversos criminosos foram presos devido os “match” dos fragmentos de impressões digitais coletados em locais de crime com as impressões digitais contidas no sistema AFIS. “Esses resultados só são possíveis graças à um local de crime preservado até a chegada dos peritos criminais, uma coleta de fragmentos bem sucedida e uma análise e processamento bem detalhada no Instituto de Identificação”, disse o Perito.

Comentários