Voltar

DPTC/AM adquire “Drone” contra o crime.

O Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas - DPTC/AM, conta agora com mais um equipamento tecnologico contra o crime, o DRONE, adquirido por meio de uma parceria Público-Privada, voltado para subsidiar os laudos periciais, realizados por Peritos Criminais, em crimes de trânsito, contra o meio ambiente, incêndios e desmoranamentos de prédios. 

As imagens que são utilizadas em demandas judiciais precisam ser bem definidas, com grande resolução, para que, a partir de suas análises, os peritos possam ter certeza sobre informações que podem ajudar a definir AUTORIA e MATERIALIDADE de um crime.

O Drone possui autonomia de 25 minutos de voo, alcança até 700 metros de altitude num raio de 300 metros. Esse equipamento já produz imagens em Full Hd georreferenciadas e plotadadas automaticamente no google maps. 

“As imagens aéreas são importantes para perenizar a cena do crime para posterior análise quando da elaboração do laudo pericial, nos permitindo inferir os tipos de danos ambientais e suas dimensões, conta Elizandra Assunção, Perita Criminal lotada no setor de crimes ambientais do Instituto de Criminalística - IC.

Considerando a crise financeira nacional, entendemos que a parceria público-privada é uma solução paliativa para o momento e trás resultados imediatos, como por exemplo o que está acontecendo agora com a aquisição deste equipamento. O Drone é um aparelho altamente tecnológico com baixíssimo custo de manutenção e de grande serventia para se fazer justiça criminal, destacou Jefferson Mendes, Diretor do DPTC.

?

Comentários