Voltar

Mais de 4 mil certidões de antecedentes criminais foram emitidas pelo Instituto de Identificação

De janeiro até maio deste ano foram emitidas mais de 4 mil certidões de antecedentes criminais no Amazonas, informa o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM). Por consequência da pandemia, o serviço começou a ser feito por pedido on-line.

O Instituto de Identificação é vinculado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC). A certidão de antecedentes criminais serve para informar se há algum tipo de registro criminal no nome da pessoa que está solicitando. Estas informações ficam armazenadas na base de dados da Polícia Civil.

“Este documento é importante para as pessoas geralmente assumirem um cargo ou um concurso público ou qualquer outra exigência legal com relação à solicitação desse documento”, explica o diretor do DPTC, Lin Hung Cha.

A solicitação pode ser feita pelo e-mail gecriminal.dptc@gmail.com, pelo site da Polícia Federal, e também por meio do site do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Para a emissão via e-mail, é necessário enviar cópia da carteira de identidade e comprovante de residência. Os documentos devem ser anexados na mensagem eletrônica. Nos sites, basta acessar, preencher o formulário com informações como o nome dos pais, o número da carteira de identidade e a data de emissão. O sistema irá gerar a certidão automaticamente.

A certidão emitida pelo IAACM contém informações diferentes da gerada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O documento emitido pelo Instituto possui informações sobre procedimentos pré-processuais em nome do indivíduo. Já o do TJAM mostra dados de processos que já estão no Poder Judiciário.


GaleriaMais fotos

Comentários