Voltar

IML oferece curso de Noções de Necropapiloscopia na Perícia Médico-Legal

O Instituto Médico Legal (IML), do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC-AM), realizou nesta sexta-feira (23/08) um treinamento para servidores do órgão voltado ao trabalho da perícia médico-legal. O curso Noções em Necropapiloscopia foi ministrado pelo papiloscopista do Governo Federal, Josenildo Barroso.
A diretora do IML, Sanmya Leite, destacou a importância da capacitação dos servidores responsáveis pela coleta de informações que contribuem com maior precisão na identificação, agilizando o processo burocrático e facilitando a liberação dos corpos.
“As técnicas de coleta de identificação são essenciais para que se possa fazer uma leitura segura, principalmente em casos especiais como em cadáveres em estado de putrefação, rigidez, vítimas de incêndios ou afogamentos. A preocupação em trazer especialistas para ministrar estes tipos de cursos é agregar mais conhecimento aos servidores , disse. 
O treinamento, realizado no auditório da instituição, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, ensinou técnicas que facilitam as coletas das impressões digitais em cadáveres que chegam ao IML e necessitam de identificação. 
Josenildo Barroso, conhecido como Rancho, afirmou que quando os profissionais estão capacitados em realizar os diversos tipos de técnicas existentes na necropapiloscopia, a identificação dos corpos ganha celeridade.
O mais importante neste processo é a parte social, a de entregar os corpos para as famílias o mais rápido possível. Sabemos que há este apelo social e isso é possível por meio da necropapiloscopia, que é o processo de identificação mais simples e mais rápido, e também com menos custo para o Estado se comparado ao teste de DNA, disse.
Este foi o quinto treinamento oferecido para os servidores do IML neste ano e outros estão programados no calendário da instituição para os próximos meses.

Comentários