Voltar

MP-AM acompanha novo sistema digital de emissão de laudos do IML

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) acompanha com atenção o novo sistema digital de laudos do Instituto Médico Legal (IML). Desenvolvido sob orientação dos peritos do órgão, o sistema está em operação desde agosto de 2018 e reduziu a zero as pendências na emissão de laudos desde então. Antes do sistema, o laudo era redigido à mão ou impresso a partir de um editor de texto e repassado ao setor de digitação do IML para então ser assinado pelo perito. Os resultados de quase dois meses de operação do sistema foram informados ao MP-AM pelo diretor do IML, perito Lin Hung Cha, em audiência nesta sexta-feira, 28 de setembro de 2018.

“É um salto quântico na qualidade do serviço do IML. É como se saltássemos dos anos de 1974 diretamente para o século XXI. O trabalho de polícia científica é de fundamental importância para o sistema de justiça criminal e o sistema judiciário como um todo, a sociedade precisa desse tipo de trabalho feito com qualidade e é nisso que a atual gestão do IML e seus colaboradores estão empenhados. Eles têm o nosso apoio e estamos acompanhando de perto todo esse trabalho”, disse o Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, titular da 61ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (61ª Proceap).

De acordo com o diretor, a morosidade do processo antigo de trabalho gerava, constantemente, déficit na emissão de laudos e consequente prejuízo para inquéritos policiais. O quadro se agravou no início de 2018, após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSC) segundo o qual 50% dos servidores comissionados da secretaria deveriam ser dispensados.

O resultado foi o esvaziamento do setor de digitação do IML e o acúmulo de mais de seis mil laudos anteriores à implantação do sistema informatizado que precisam ser digitados.
“A Secretaria de Segurança Pública está disponibilizando estagiários para compor uma força-tarefa para digitar esses laudos. Temos a expectativa de zerar esse passivo de laudos até o fim de 2018”, explicou o diretor do IML.


Fonte: http://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/11303-mp-am-acompanha-novo-sistema-digital-de-emissao-de-laudos-do-iml#.XFLiy1xKiM9

Comentários