Voltar

Instituto de Criminalística (IC)

O Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) é uma unidade de ação programática com funções definidas e missões de caráter permanente. É um Órgão de natureza técnico-científica, com atribuições no Estado do Amazonas. Suas atividades estão expressas na legislação Penal vigente, sendo imprescindível na formação do Corpo de Delito, materializado no Laudo Pericial. Além da capital o Instituto de Criminalística conta com uma base em Tabatinga.

O IC-LSB tem por objetivo, proceder a trabalhos periciais, por meio dos Peritos Criminais, com o intuito de elucidar tecnicamente o modo como ocorreram os fatos delituosos, com as circunstâncias que o cercaram, colhendo as provas materiais pelas quais se torne possível a identificação do autor ou autores do delito e o Modus operandi.

Atua em situações em que a perícia necessita ser feita in loco, em ocorrências atendidas pelos setores de Perícias em locais de Crimes Contra a Vida e o Patrimônio, Crimes de Trânsito, Crimes Ambientais, Engenharia Forense (desabamentos de estruturas artificiais ou naturais, incêndios, dentre outros).

Dispõe de setores que atuam na Identificação Veicular, ou internamente, quando depende de equipamentos específicos e exames laboratoriais, é o caso dos laboratórios Químicos, Toxicológicos, Genética e Biologia Forense, de Análises de Instrumentos, de Perícias em Áudio e Vídeo,  Balística Forense, Informática Forense, Documentoscopia e Contabilidade Forense e Perícias de Crimes Contra a Propriedade Imaterial.

Sob o comando do perito criminal Carlos José Vieira Fernandes, o IC integra o Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC-AM) juntamente com o Instituto Médico Legal Antônio Hosannah de Silva Filho (IML-AHSF) e o Instituto de Identificação Anderson Conceição de Melo (II-ACM).

Endereço:

Av. Noel Nutels, 300, Cidade Nova 2. (Ao lado do IML), ManausAM69040-000, Brasil

- Telefone 92 3216-6131